A importância do teste de usabilidade

Cenário

Devido à pandemia, muitos professores precisaram se readaptar a uma nova rotina de trabalho através de plataformas online como recurso para ministrar suas aulas. Uma dessas plataformas é o Google Classroom que oferece até mesmo a opção de realizar provas através do preenchimento de um Formulário do Google, facilitando assim para ambas as partes, o aluno e o professor, que já obtém a prova corrigida automaticamente de acordo com as respostas dadas pelo aluno no formulário.

Abaixo estão as duas ferramentas citadas: o Formulário para geração da avaliação e o Classroom para realizar as aulas.

O problema

Todas essas alternativas, que a tecnologia do Google oferece, são sensacionais e certamente ajudam muito no planejamento e na execução das aulas e das avaliações, porém, por causa de uma questão simples, algo que certamente passou desapercebido pela equipe de desenvolvimento do programa, a experiência de um professor tem sido negativa ao utilizar o produto.

A plataforma oferece a inclusão de slides, de vídeos, imagens e documentos, que podem ser criados pelas demais ferramentas do Google ou importadas de outras localidades ou sites. Tudo isso foi calculado e projetado de acordo com os inúmeros testes que a Google fez com usuários, mas existe uma opção no preenchimento do Formulário, o qual é recomendado pela plataforma do Google Classroom como método de avaliação, que faz com que o professor perca um tempo importante e gere um estresse desnecessário na confecção dessas avaliações.

Na imagem acima, que mostra a tela compartilhada do professor e amigo Marcos Valois, percebe-se que, para que a formatação da pergunta ficasse de maneira adequada, ele precisou escrevê-la num bloco de notas em seu celular, fazer um screenshot (print da tela) e enviar a imagem na opção de inserir arquivo para que ela fosse exibida dessa forma no questionário. E isso foi feito em todas as 10 questões da prova.

Todo esse trabalho porque o Formulário do Google impede que seja aplicado parágrafo na formatação das perguntas. Coisa simples, mas que exige um trabalho dobrado do professor, que às vezes não possui conhecimentos em tecnologia para fazer tais gambiarras a fim de solucionar um problema imediato e que, por vezes, leva ao abandono do aplicativo/programa.

Abaixo, simulei o preenchimento da pergunta no Formulário utilizando a mesma formatação de texto usada pelo professor, para demonstrar como a ferramenta formata isso, impedindo que haja a formação de parágrafos, tópicos ou espaçamentos entre linhas.

Solução Proposta

Mesmo tendo ciência de que o Formulário do Google foi projetado inicialmente para atender uma demanda por pesquisas, uma vez que ele é sugerido pela plataforma do Google Classroom com outra proposta, a de ser usado como avaliação de alunos, a minha sugestão aos designers e desenvolvedores da ferramenta é apenas a inclusão de uma nova forma de formatação de textos nas perguntas, melhorando assim a usabilidade do produto e agilizando no processo de escrita da prova.

Como estou estudando muito sobre UX, inclusive realizando um curso do próprio Google sobre, acabei fazendo essa análise da usabilidade de um produto deles, levando em conta o pain point de um usuário e achei pertinente compartilhar com mais pessoas, na esperança de que isso seja visto pela equipe de designers do Google.

Sobre mim

Meu nome é Mario Koller, sou UI/UX Designer e você pode se conectar comigo pelo LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/mariokoller/
ou através do meu portfolio: https://mariokoller.webflow.io/

--

--

--

UX-UI & Product Designer

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Mario Koller

Mario Koller

UX-UI & Product Designer

More from Medium

The Tinder Swindler on Netflix: learnings for a better dating UX

The Tinder Swindler documentary poster

The Core Problem of Wikipedia

Reversed Wikipedia logo

3 Design Philosophies Shaped By My Esports Journey.

Avoid biases in design

Three black-colored birds sat on a different side together, and a yellow color bird sat alone on the right side on a straight line.